Vereadores aprovam projeto do prefeito Gilberto Roza que aumenta os salários dos servidores municipais

08/04/2016 - Gerais

A Câmara Municipal de Itajobi aprovou em reunião na sexta-feira, dia 01, o Projeto de Lei que autoriza o reajuste de 5% nos salários de todos os servidores públicos municipais ativos e inativos. O valor de 5% corresponde a parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA/IBGE) acumulado do período de março de 2015 a fevereiro de 2016. Todos os 09 vereadores votaram a favor do projeto.

O vereador Clodovil Domingos Aizza, disse durante a sessão Extraordinária que não entendia o porquê o prefeito Gilberto Roza não repassou aos servidores públicos o valor integral da inflação do período, uma vez que segundo ele, a arrecadação no primeiro trimestre de 2016 havia aumentado em 11,47%, em relação ao primeiro trimestre de 2015. “Esse é um ano eleitoral e somente até junho de 2016 o prefeito vai poder encaminhar um novo projeto para completar a inflação acumulada, mesmo porque, a partir do mês de julho desse ano, passa a ser proibido conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal”.

Em seguida, o vereador e líder do governo na Câmara de Vereadores, Marcos Antonio Lopes, o Marquinho Advogado ressaltou que o reajuste no valor total do Índice Nacional de Preços ao Consumidor estava previsto, mas que diante da atual crise política e econômica em que vive o País os 5% de reajuste é o que o Governo Municipal conseguiu propor de forma responsável aos servidores públicos municipal.  “O projeto está compatível com a Lei de Diretrizes Orçamentárias e com a Lei Orçamentária Anual. No entanto, não se teve como fazer o repasse total do INPC, como foi feito nos três primeiros anos da administração do prefeito Gilberto Roza”, disse o vereador, ao destacar que a maioria dos municípios da região e do País não está conseguindo nem honrar com a folha de pagamento, quanto mais propor reajuste de salários. “Estamos vivendo nos últimos três anos a pior crise econômica desde a década de 30, mesmo assim o prefeito Gilberto Roza vem conseguindo manter em pleno funcionamento todos os serviços prestados pela Prefeitura e ainda, conseguindo propor aumento aos servidores municipais”.

Antes da votação, a vereadora Neli Cardoso Pasiani disse que havendo a possibilidade é imprescindível que se complete o valor da inflação para que pelo menos, os salários dos servidores não fique defasado. A vereadora ainda lembrou que o Governo do Estado só repassou 2,5% de aumento para todos os professores da Rede Estadual de Ensino e servidores públicos estadual. O vereador Roberto Sperandio pediu que seja bem explicado aos servidores que o prefeito não repassou o valor total da inflação e somente os 5%, e que isso não foi a Câmara de Vereadores que não aprovou. “Tem que explicar direito para ninguém ficar falando que fomos nós que não aprovamos o aumento no valor total da inflação”.

O projeto já foi sancionado pelo prefeito Gilberto Roza e o reajuste será incorporado no pagamento do mês de maio.