Vereador Clodovil sugere que boletos de impostos vencidos possam ser pagos na Rede Bancária

21/04/2016 - Vereador Clodovil Aizza

O vereador, Clodovil Domingos Aizza, solicitou através de indicação na última sessão Ordinária Legislativa, que o prefeito Gilberto Roza, determine que o Setor da Lançadoria, realize um estudo no sentido de viabilizar o pagamento de boletos de impostos vencidos, diretamente na Rede Bancária.

O vereador justifica na indicação, que para realizar pagamentos de impostos vencidos, obrigatoriamente o contribuinte deve comparecer a Prefeitura Municipal, ou entrar em contato por meio eletrônico ou telefônico, para que assim consiga a emissão de um novo boleto para pagamento do imposto atrasado, uma vez que o boleto vencido não pode ser pago porque o banco não tem as instruções necessárias para fazer o recebimento. “Deveria ser automático, como os demais boletos de pagamento, em que juros e correção dos valores são aplicados automaticamente”, descreve na indicação o vereador.

Clodovil destaca através da indicação que tal situação gera diversos percalços aos contribuintes, que por muitas vezes não tem disponibilidade para se locomover até a Prefeitura Municipal, não tem acesso à internet e não tem horários disponíveis para contato telefônico. “Vários contribuintes que atrasam seus impostos não conseguem pagar seus débitos vencidos dada a dificuldade encontrada para conseguir um novo boleto”.

Através da indicação o vereador sugere que o prefeito estude junto ao Setor de Lançadoria e as Redes Bancárias, uma forma de que os juros, multas e correções possam ser calculadas diretamente pelo banco, no próprio boleto vencido, eliminando a necessidade de o contribuinte ter que entrar em contato com a Prefeitura para emissão de um novo boleto. “Tal sistemática é totalmente possível de se adotar, já que grande parte dos boletos que recebemos no dia a dia, já tem em seus dizeres as instruções para pagamento após o vencimento, diretamente na rede bancária”.